terça-feira, 28 de outubro de 2014

Vidro antivandalismo
Fabricação

O vidro antivandalismo é um vidro multilaminado capaz de preservar ambientes contra ataques de pedras, marretas, entre outros.  Apesar de ser um vidro multilaminado assim como o blindado, o antivandalismo se difere na composição e na aplicação indicada. É composto por duas ou mais lâminas de vidro intercaladas com polivinil butiral (PVB) ou resina. A composição, no entanto, pode variar de acordo com o fabricante. O multilaminado antivandalismo deve ser encaixilhado na instalação e pode ser feito com espessuras de até 60 mm.
Benefícios

Desenvolvido para impedir ataques rápidos com pedras e armas brancas como faca, marreta, martelo e pé-de-cabra em tentativas de roubos e deterioração de ambientes.

Aplicações

Especialmente indicado para vitrinas de lojas de luxo, jaulas envidraçadas para animais selvagens, cadeias, casas de câmbio, lojas de antiguidade, casas de armas, hospitais psiquiátricos, relojoarias e joalherias. 

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Fabricação de espelho.

Espelho

Fabricação

O vidro comum recebe sobre uma das superfícies camadas metálicas, como a prata, o alumínio ou o cromo. Em seguida, o produto recebe camadas de tinta que têm como função protegê-lo. É a prata que promove o reflexo das imagens, visível por meio do vidro transparente e protegida pela tinta. Quando olhamos para o vidro, a camada de prata metálica reflete a nossa imagem.

Hoje, existem dois processos para a fabricação do espelho. Um dos mais difundidos no mundo é o galvânico – utilizam-se camadas metálicas de prata e cobre juntamente com uma tinta protetora. O processo copper-free é o mais recente – durante a fabricação dos espelhos, utilizam-se camadas metálicas de prata, agentes passivadores de ligamento e tinta protetora. Os dois métodos são semelhantes, porém, existem pontos de diferenciação. O copper-free não utiliza o cobre como protetor da prata, pois a proteção é feita por uma solução inerte que, aplicada sobre a prata, evita sua oxidação e dá boa aderência à tinta. O mercado brasileiro dispõe de espelhos de boa qualidade, fabricados a partir das duas tecnologias. 



Benefícios

Além de ser um objeto fundamental para residências, como complemento de decoração, o mercado oferece espelhos que possuem alta resistência ao aparecimento de manchas (oxidação) e alto grau de reflexibilidade. Na decoração, o espelho amplia o ambiente e proporciona maior aproveitamento da luz natural. 


Aplicações

Todas as possibilidades de utilização do espelho foram ampliadas com o desenvolvimento das técnicas de espelhação. Existem vários tipos de espelho –simples, de segurança com resina, côncavos, convexos, bisotados, laminados, coloridos, entre outros. São inúmeras as formas de sua aplicação: lojas, academias, hotéis e elevadores, decoração de móveis e paredes (portas, tetos e espelhos de banheiros). Ainda pode ser colocado em molduras.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O que é vidro refletivo?

Vidro refletivo
Fabricação
Desenvolvido com tecnologia que garante o controle eficiente da intensidade de luz e do calor transmitidos para os ambientes internos, os vidros refletivos, chamados popularmente de espelhados, são grandes aliados do conforto ambiental e da eficiência energética nas edificações.

A transformação do vidro float em refletivo consiste na aplicação de uma camada metalizada numa de suas faces, feita pelos processos pirolítico (on-line) ou de câmara a vácuo (off-line). Pelo sistema on-line, a camada metalizada é pulverizada com óxidos metálicos durante a fabricação do float. No processo off-line, a chapa de vidro passa por uma câmara mantida a vácuo, na qual recebe a deposição de átomos de metal sobre uma de suas faces.

O vidro refletivo pode ser laminado, insulado, serigrafado ou temperado. Porém, são necessários alguns cuidados em situações especiais: os vidros que passam pelo processo a vácuo não podem ser temperados e o processo de serigrafia deve ser feito antes do depósito dos óxidos. Os refletivos pirolíticos podem ser temperados e serigrafados após o processo de pirólise (decomposição pelo calor).
Benefícios

As vantagens são muitas: performances diferenciadas para controle solar em relação à transmissão e à reflexão de luz e calor, além de baixos coeficientes de sombreamento; redução em até 80% da passagem de calor por radiação solar para o interior do ambiente, garantindo, assim, excelente isolamento térmico; barreira contra os raios ultravioleta (UV) – quando laminado –; economia de consumo de energia elétrica pela diminuição do uso do ar-condicionado, conseqüência do controle térmico que o vidro proporciona; controle da luminosidade incidente no vidro: sensação de conforto ao usuário e racionalização no uso da luz elétrica.
Aplicações
Fachadas de edifícios residenciais e comerciais, coberturas, portas, janelas, sacadas de edifícios e casas.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Guardian anuncia construção de uma das maiores linhas de espelho do mundo!

Guardian  anuncia construção de uma das maiores linhas de espelho do mundo

NOVA PLANTA SERÁ ERGUIDA EM TATUÍ E VAI FABRICAR CHAPAS DE ESPELHO EM TAMANHO JUMBO


A Guardian do Brasil anunciou, em maio, um investimento de US$ 14 milhões para a construção da maior fábrica de espelhos-jumbo da companhia no mundo. A nova planta será erguida na cidade de Tatuí (SP), e triplicará a capacidade de produção de espelhos da fabricante.

A fábrica será responsável pela produção de espelhos -jumbo, com chapas de até 6 m x 3,21 m. A capacidade de produção da nova planta será de oito milhões de m²/ano, o que representa cerca de sete mil toneladas/mês. Essa produção adicional será somada à já existente na unidade fabril de Tatuí, responsável pela produção de quase 25 mil toneladas/mês de vidro plano, em espessuras de 2 a 19 mm. A nova unidade está prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2014 e deve triplicar a capacidade de produção de espelhos da Guardian. Ela vai empregar o que há de mais avançado em tecnologia e engenharia de produção. E será totalmente estruturada para obedecer aos critérios de sustentabilidade.
Essa é a primeira grande iniciativa da nova gestão empossada no início deste ano, que conta agora com a participação da Koch Industries e já sinaliza o impacto positivo da parceria nas operações no Brasil. “A escolha do Brasil para esse investimento deve-se ao grande potencial de desenvolvimento do mercado de arquitetura e construção local onde a Guardian é referência há mais de uma década”, enfatiza Ana Paula Camargo, diretora de marketing da Guardian.
Com a nova planta, a Guardian pretende consolidar sua liderança no fornecimento de espelhos. “Alcançamos nos últimos anos crescimento de 10 a 15%, somente no segmento de espelhos no Brasil. Atribuímos este cenário positivo a maior exigência do consumidor por produtos que ofereçam qualidade comprovada e também ao perfi l dos latinos-americanos, que fazem uso do espelho com mais frequência do que os europeus”, enfatiza Ana Paula.
MAIS NOVIDADES

Ainda no segundo semestre, a Guardian vai inaugurar seu novo showroom, instalado na Alameda Gabriel Monteiro da Silva,considerado o point do design de interiores. O local irá exibir o vidro em vários ambientes e de formas inovadoras.

Cebrace inaugura coater mais avançado do mundo e primeira linha de espelhos jumbo da América latina.

Cebrace inaugura coater mais avançado do mundo e primeira linha de espelhos jumbo da América latina.


Contribuir para o pleno desenvolvimento do mercado vi­dreiro nacional, por meio de uma produção interna am­parada pelo que há de mais moderno em equipamentos, recursos e tecnologias. Esse tem sido o foco da Cebrace, que no mês de junho reuniu parceiros, clientes, arquitetos, membros de associações e imprensa para a inauguração ofcial de três importantes investimentos da empresa: a pri­meira linha de espelhos da América Latina, capaz de pro­duzir em chapas jumbo; o maior coater dos grupos NSG/ Pilkington e Saint-Gobain; e o forno C5, unidade que está em produção desde 2012. Principal aposta dos fabricantes, os vidros de alto valor agre­gado estão sendo fabricados em escalas cada vez maiores. “A demanda por produtos como os vidros de proteção solar e seletivos está aumentando. De olho nessa tendência e em busca de aprimoramento constante, a Cebrace trouxe para o Brasil o maior e mais moderno coater dos grupos NSG/ Pilkington e Saint-Gobain, que será responsável pela produ­ção de vidros que chegam a reduzir em até 80% a entrada de calor”, a.rma o gerente de marketing da empresa,Carlos Henrique Mattar. Cerca de 300 convidados estiveram presentes na ocasião pa­ra celebrar e conferir de perto as tecnologias de ponta que a empresa está trazendo para o Brasil, capazes de viabilizar a fabricação interna de produtos inéditos no mercado nacio­nal, além de outros que até então eram importados. O even­to incluiu uma visita técnica à nova linha de coating e ao C5, ambos em Jacareí, e às linhas de espelhos daCebrace localizadas em Caçapava, no interior de São Paulo. Na nova linha de espelhos, os visitantes puderam acompanhar a produção do espelho jumbo. Na avaliação de Mattar, o jumbo é outra demanda que está em evidência no mercado por possibilitar aos processadores um maior aproveitamento da chapa, reduzindo o desperdício no corte. “Produzir no Brasil em uma grande dimensão como essa é uma forma oferecer novas possibilidades de uso para os arquitetos, que podem ter maior liberdade de criação”, diz o gerente. As soluções e equipamentos de última geração implantados no novo coater, bem como seu funcionamento e processos produtivos, também puderam ser conferidos de perto. Os convidados conheceram a máquina que deposita microcamadas de óxido metálico na superfície do vidro, formando as camadas metalizadas que garantem a seletividade do produto. O gerente da Cebrace informa que o novo coater será responsável pela produção de vidros de proteção solar e seletivos de 3 a 12 mm, como o Cool Lite ST/STB, o Cool Lite KNT e o Cool Lite SKN, que chegam a reduzir o gasto energético em até 80%. Tais produtos são responsáveis por oferecer conforto térmico e proteção contra raios UV, além de contribuir para a obtenção da certificação Leed. A nova linha de coating produzirá também vidros para o mercado industrial, principalmente de refrigeração, como a linha Planitherm (baixo-emissivo). Outra novidade Mattar, será a possibilidade de produzir em medidas customizáveis e em tamanho jumbo. “Com esse novo investimento, vidros de valor agregado que anteriormente eram importados podem ser fabricados no País, ampliando mais de seis vezes a nossa capacidade produtiva atual.


” Após as visitas, os diretores executivos da
 Cebrace realizaram a abertura da cerimônia de inauguração na unidade fabril de Jacareí. Na oportunidade, os diretores Renato Holzheim e Leopoldo Castiella ressaltaram as iniciativas da empresa nos últimos dois anos, entre elas a reforma do C3, a construção do C5, a aquisição de um coater de tecnologia de ponta e a criação de uma nova linha de espelhos, totalizando mais de R$ 1 bilhão, o maior investimento já realizado no setor vidreiro no país nesse período. Para o gerente de marketing da Cebrace, o evento celebrou “um crescimento que é resultado de um esforço contínuo para a excelência em serviços, em consolidação de parcerias e também da fabricação de produtos adaptados ao mercado nacional com a mais moderna tecnologia disponível no mundo.” Desde o acendimento do C5, em 2012, e da retomada do C3, no início deste ano, a empresa testemunhou um crescimento contínuo do mercado e manteve sua estratégia de investir em conformidade com esse crescimento, de modo a atender a demanda impulsionada pelos arrojados projetos que despontam no cenário arquitetônico nacional. Após a cerimônia, os parceiros se reuniram em um almoço e foram surpreendidos por uma apresentação da escola de samba Mocidade Alegre.

FABRICA DE VIDROS UBV

Vidros para Box, Portas e Divisórias UBV – Modernidade e elegância para o seu Ambiente.
Com os vidros UBV você pode compor ambientes com harmonia e sofisticação, porque são de extrema beleza. A UBV produz vidros com maior ou menor grau de translucidez, que garantem a privacidade ideal para locais como banheiros e lavanderias. E proporcionam a transparência e o requinte necessários em ambientes como salas e dormitórios, permitindo a contemplação de paisagens existentes nas áreas externas do projeto. Vidros UBV, uma forma diferenciada de relacionar estética e design ao prazer de viver bem.

Onde Utilizar?

- Box de Banheiro
- Para-duchas
- Divisórias entre ambientes
- Fechamento de vãos
- Tampos de mesa
- Prateleiras
- Divisórias Corporativas
- Bancadas
- Cubas e pias
- Móveis de vidro
- Fachada


ABNT

Olá Galera do vidro!!!!!!!!!!

Neste post falo um pouco sobre a história da ABNT de forma simples e demonstro  algumas normas aplicadas a vidraçaria.







ABNT( ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS)


OQUE É ???


A ABNT é uma entidade privada sem fins lucrativos, responsável pela normalização técnica no país fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
Sua missão é prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor.

Qual sua origem???


O ponto de partida foi a 1ª Reunião de Laboratórios de Ensaios de Materiais, realizada em 1937, com o objetivo de aprimorar pesquisas e consolidar novas tecnologias. Já em 1938 e 1939, ganhava força a ideia de se criar uma Entidade Nacional de Normalização, enfim concretizada
um ano depois (1940), com o nascimento da ABNT. A entidade cresceu e se projetou em âmbito internacional.
Participou ativamente da fundação da International Organization for Standardization (ISO) em 1947, sendo eleita para compor o primeiro Conselho daquela instituição. Em 1961, no Uruguai, foi a vez de a ABNT participar da criação da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas
(COPANT), destinada a promover o desenvolvimento da normalização técnica e atividades afins em seus países membros, com o fim de promover seu desenvolvimento comercial, industrial, científico e tecnológico.
Reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992.
É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).

A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Commission); e das entidades de normalização regional COPANT(Comissão Panamericana de
Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

Abaixo segue algumas normas ABNT aplicáveis ao nosso setor vidreiro:

NBR 11706 Vidro na construção civil – Esta norma fixa as condições exigíveis para vidros planos aplicados na construção civil.
NBR 12067 Vidro Plano – Determinação da resistência a tração na flexão- Esta norma especifica um método para a determinação da resistência a tração de vidros planos. Adicionalmente, apresenta-se o procedimento para medição da flexão máxima oriunda do carregamento, a ser determinado sempre que houver interesse.
NBR 7199 Vidro na construção civil – Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil – esta norma fixa as condições que devem ser obedecidas no projeto de envidraçamento em construções.
NBR 13866 Vidro temperado para aparelhos domésticos da linha branca – Esta norma especifica os requisitos e métodos de ensaios para vidro temperados utilizados em aparelhos domésticos da linha branca.
NBR 14207 Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança temperado – Esta norma especifica os requisitos mínimos, em termos de segurança, para os materiais utilizados no projeto e na instalação de boxes de banheiro fabricados a partir de painéis de vidros de seguranças para uso em apartamentos, casas, hotéis e outras residências.
NBR 14488 Tampos de vidro para mesa requisitos – Esta norma especifica as exigências de desempenho e as medidas lineares necessárias para garantir a segurança da aplicação de vidro plano maior que 0,02m², utilizado na composição de mesas que tenham o vidro como componente de uso aplicado a sua utilização.
NBR 14564 Vidros para sistemas de prateleiras – Requisitos e métodos de ensaios – Esta norma especifica as exigências de desempenho e medidas lineares necessárias para garantir a segurança da aplicação do vidro plano utilizado na composição de sistema de prateleiras que tenham o vidro como componentes de uso aplicado a sua utilização.
NBR 14696 Espelho de Prata – Esta norma especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio para garantir a durabilidade dos espelhos de prata manufaturados, não se aplica a espelhos curvos e metalizados.

NBR 14697 Vidro laminado – Esta norma especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança e a durabilidade do vidro laminado em suas aplicações na construção civil e na industria moveleira, bem como a metodologia de classificação deste produto como vidro de segurança.
NBR 14698 Vidro temperado – Esta norma especifica os requisitos gerais, métodos de ensaios e cuidados necessários para garantir a segurança, a durabilidade e a qualidade do vidro temperado plano em suas aplicações na construção civil, na industria moveleira e nos eletrodoméstico da linha branca. Também fornece a metodologia de classificação desde produto como vidro de segurança.
NBR 15198 Espelho de Prata – Beneficiamento e instalação – esta norma especifica os requisitos mínimos para beneficiamento e instalação dos espelhos prata, de maneira a garantir a durabilidade e a segurança do produto.
NBR NM293 Terminologia de vidros planos e dos componentes acessórios a sua aplicação – Esta norma estabelece os termos aplicáveis a produtos de vidro plano em chapas e acessórios usados na construção civil.
NBR NM294 Vidro Float – Esta norma Mercosul tem por objetivo estabelecer as dimensões e requisitos de qualidade (em relação aos defeitos óticos e de aspecto) do vidro plano float, incolor e colorido, destinados aos mercados de arquitetura e decoração. Também estabelece a sua composição química e suas principais características físicas e mecânicas. Esta norma não se aplica em vidro cortado em peças de tamanha adequado ao seu uso final.
NBR NM295 Vidro Aramado – Esta norma Mercosul tem por objetivo especificar as dimensões e requisitos mínimos de qualidade em relação aos defeitos óticos, de aspectos e do arame metálico do vidro aramado. Esta norma não é aplicável ao vidro aramado cortado, apenas as chapas padrão.
NBR NM297 Vidro Impresso – Esta norma Mercosul tem por objetivo especificar as dimensões e requisitos de qualidade em relação aos defeitos de aspectos de vidros plano impresso. Também estabelece a sua composição química e suas principais características físicas e mecânicas. Esta norma não é aplicável ao vidro impresso cortado.
NBR NM298 Classificação do vidro plano quanto ao impacto – Esta norma Mercosul estabelece a classificação de produtos de vidro plano, os requisitos e os métodos de ensaio para o vidro plano ser considerado como vidro de segurança.



sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Curso de Envidraçamento de Sacada


CURSO DE ENVIDRAÇAMENTO DE SACADA




Olá galera!!!  
Esta é apresentação do meu Curso de Envidraçamento de Sacada que ministro na Primeira Escola Técnica do Vidraceiro, onde apresento: Atendimento ao cliente, itens importantes, fabricação e beneficiamento, especificação correta do produto, medição de sacadas retas e em ângulos, folgas, orçamento, normas, colagem e montagem.
Qualquer dúvida ou informações entre em contato: valtergalldino@gmail.com ou deixe um comentário.